Alunos do Interativo são premiados em Olimpíada Internacional de Matemática

DSC02268

Onze alunos do Colégio Interativo São Carlos foram premiados na competição Canguru Sem Fronteiras – Brasil, uma olimpíada de Matemática com origem na França e que é realizada em 56 países.

Foram dois ouros, cinco pratas e quatro bronzes:

 

Arthur Orlandi (9º EF) – OURO

José Clarisvaldo Santos Garcia (1ª EM) – OURO

Gabriel São Martinho da Silva (3ª EM) – PRATA

Lucas Zanni Fagian (1ª EM) –  PRATA

Matheus Guarnieri Spadaro (8º EF) – PRATA

Matheus Henrique de Oliveira (1ª EM) –  PRATA

Raissa Camila Benevides Maia (2ª EM) – PRATA

Dhara Winther de Castro Moreira (8º EF) – BRONZE

Gabriel Dalla-Déa Machi Postal (2ª EM) – BRONZE

Julia Miwa Kodera (2ª EM) – BRONZE

Morgana de Oliveira Kaji (2ª EM) – BRONZE

 

Ao fim do século passado, muitos países começaram a considerar a ideia de usar competições para popularizar a Matemática entre grupos cada vez maiores de estudantes. Em 1991, os professores André Deledicq e Jean Pierre Boudine, inspirados pela Competição Australiana de Matemática, começaram um concurso semelhante na França, chamando-o de Canguru Matemático.  O concurso, consistindo em sua maioria de questões simples e atrativas, na forma de testes de múltipla escolha, foi um grande sucesso.  Como consequência, em 1993 foi realizada uma reunião em Paris, na qual foi proposta a vários países europeus a organização de um concurso mais abrangente denominado Canguru Europeu. A ideia foi recebida com entusiasmo e, em 1994, no Conselho Europeu em Estrasburgo, os representantes de 10 países fundaram a Associação Canguru Sem Fronteiras (AKSF, em francês). Esta associação, responsável pela organização do concurso Canguru, foi formalizada e registrada em 17 de janeiro de 1995, em Paris. Desde então o concurso se realiza anualmente em vários países.

As perguntas são selecionadas em uma reunião internacional normalmente em outubro/novembro, realizada a cada ano em um país diferente sendo, para esse ano, realizada em Lviv, Ucrânia. As questões são as mesmas para todos os estudantes, respeitando-se as devidas traduções e adaptações para a língua mãe de cada país, além da faixa etária, desde o 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio, separados em seis níveis.

No Mundo inteiro foram mais de 6 milhões de participantes, sendo mais de 285 mil participantes do Brasil. O número de estudantes premiados (ouro, prata e bronze) corresponde a 6% do total de participantes em cada nível, o que indica a excelência dos alunos que obtiveram as premiações. Parabéns!!!

Acesse nossa página e confira mais fotos: https://www.facebook.com/interativosc/

Quer compartilhar.....Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter