FERIADO DE 21 DE ABRIL — DIA DE TIRADENTES

Feriado Tiradentes

Desde 1965, aos 21 dias do mês de abril, comemora-se no Brasil o Dia de Tiradentes.  “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira, entre os anos de 1788 e 1789.

O que dava unidade ao grupo eram ideias como a de liberdade e igualdade, além do anseio pela emancipação e independência com relação à Coroa Portuguesa.

Apesar de terem uma organização bem elaborada, os inconfidentes acabaram por ser delatados por Silvério dos Reis, um devedor de tributos que, com a denúncia, acreditava poder sanar suas dívidas com a coroa. Todos os inconfidentes foram presos. Os principais líderes receberam a pena do banimento, isto é, foram expulsos do país. Tiradentes, ao contrário, foi enforcado no dia 21 de abril ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto.

Evidentemente, o dia da morte de Tiradentes por muito tempo foi compreendido como o dia em que um rebelde foi morto. Entretanto, após a Independência do Brasil e, principalmente, após a Proclamação da República (época em que o Brasil, já desvinculado de Portugal, procurava construir sua identidade nacional), a imagem de Tiradentes começou a ser recuperada e louvada no final do século XIX como símbolo e herói republicano.

Essa visão republicana de Tiradentes permaneceu (e, de certo modo, ainda permanece) no imaginário popular dos brasileiros. Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o marechal Castelo Branco, então presidente da República, contribuiu para o reforço dessa imagem de Tiradentes, sancionando a Lei Nº 4. 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.

Por Me. Cláudio Fernandes.

Veja mais em:

FERNANDES, Cláudio. “21 de Abril — Dia de Tiradentes “; Brasil Escola.
Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm>. 

 

Quer compartilhar.....Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter